Termo de Consentimento

1) O que é o Termo de Consentimento?

O Termo de Consentimento, atende princípios éticos e legais e permite que o paciente possa tomar decisões sobre os atos assistenciais propostos pelo seu médico responsável e, ao final, consentir com a realização de determinado procedimento diagnóstico e/ou terapêutico.

2) Por que devo assinar o Termo de Consentimento?

O paciente, ao assiná-lo, concorda com a realização do procedimento mesmo que lhe possa causar efeitos não desejados, mas previstos e previamente explicitados pelo médico.

3) Quando devo assinar o Termo de Consentimento?

O uso deste documento está indicado em procedimentos médicos cirúrgicos, clínicos e diagnósticos, salvo perigo de vida.

4) Como obter o Termo de Consentimento?

O Termo de Consentimento fica disponível com seu médico.

5) Como proceder?

Após o diálogo entre o médico e paciente/responsável, esclarecendo sobre o procedimento a ser realizado e colocando-se à disposição para responder suas dúvidas, o médico preencherá o documento e solicitará a sua assinatura (paciente/responsável), demonstrando que você está ciente e que concorda com o que conversaram. O médico também assina o Termo e solicita que uma testemunha faça o mesmo.

6) Qual o destino dado ao documento?

Este documento integra o prontuário do paciente. Mesmo quando for preenchido e assinado no consultório do profissional médico, uma via deve ser apresentada, no momento da internação hospitalar, para ser anexada ao prontuário do paciente.

Abrace Nossa Causa

Colabore com a Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes e ajude-nos a promover saúde e bem-estar.

Sua doação é muito importante, pois gera recursos e condições para a continuidade de projetos de revitalização e melhoria operacional - trazendo mais benefícios para os pacientes.

Você pode doar também através da conta da CEMIG (mínimo de R$ 10,00), telefone, site, e-mail e/ou depósito em conta bancária - Doação Fundação Hospitalar (Banco do Brasil, agência 2350-7, conta corrente 41944-3).

O hospital também recebe doações em dinheiro, equipamentos, insumos médicos, reformas e bens materiais.

Mais informações:
doacao@fundacaohospitalar.com.br